sexta-feira, 23 de maio de 2008

A droga e a Kriptonita

Alguns de vocês devem ter reparado que durante alguns dias esse post ficou só com o titulo. Desculpem-me pelo acidente; se tudo der certo eu aprendo a usar a Internet ainda esse ano.

"Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados." (Salmos 6 : 2)


Na nossa vida com Deus constantemente nos vemos em frente ao pecado. Seja o cometer o pecado, ou o se desviar dele, nós sempre estamos em contato com ele. Por sermos humanos e, apesar de termos nova vida com Deus, sermos imperfeitos, acabamos caindo. Não existe um dia que se passe sem que caiamos em pecado.

O que nos leva a essa queda é a nossa natureza humana, pecaminosa, juntamente com a influência do meio, do mundo, e do Maligno, que controla o mundo. Existe duas formas de pecar que são mais corriqueiras, e mais visíveis. Nós podemos chamá-las de “Droga” e “Kriptonita”.

A “Droga” é aquele pecado que por mais que saibamos que faz mal, que traz apenas prazer momentâneo, sempre corremos atrás, até as últimas conseqüências. Nós somos reféns dele como o drogado é da droga.

O segundo, a “Kriptonita”, é aquele que funciona igual a pedra do Superman: nós sempre corremos dele, mas se alguém o colocar na nossa frente nós caímos.

Em ambos vemos que sem uma tremenda força de vontade e sem a devida ajuda o problema pode levar a morte. Com o pecado também é assim. Se não quisermos de todo o nosso coração nos afastarmos dele, e se não pedimos a Deus como fez Davi no versículo acima citado, não o venceremos e seremos levados a morte.

Lembremo-nos: com Deus nada é demais, sem ele nada é possível!

Deus seja Louvado!

domingo, 11 de maio de 2008

Dia das Mães

Desculpem-me por ficar tanto tempo sem escrever, mais meu computador está estragado, assim eu tive dificuldades de postar, e ainda as terei durante algum tempo. Esse texto devia ter sido postado ontem, mas por motivos de enfermidade (tanto minha quanto do computador) eu não conseui fazê-lo. Espero que apesar de um dia de atro ele traga a devida reflexão.

Eu estava pensando em que deveria esrever. Enquanto pensava ficava pensando no dia das mães, não só na minha mãe, mas no ser mãe.

O ser humano é um ser social, mas quase nenhum relação social é tão profunda quanto a relação como os pais, principalmente a mãe. Sãos pais que nos guiam nos nossos primeiros anos, na formação do nosso caratér e personalidade. Mesmo quando somos criados por outros a influência dos nossos progenitores, devido a genética, é ainda assim forte.

Quantos filhos não tem as mesmas manias dos pais? Ou os mesmos gostos? Somos profundamente ligados e dependentes deles, e eles de nós. As mães ainda tem uma ligação mais forte que a dos pais.

Ela passa nove meses nos carregando dentro de si, sustentando-nos com a sua força. Isso cria um laço que vai até a morte. Elas sempre tem facilidade de nos entender, de ajudar, de dar bronca nas horas certas. Nenhuma mãe é perfeita, mas elas lutam para sê-lo.

A ligação dela com o filho provém de Deus, Deus fez assim e se agrada de quando nós, filhos e filhas, honramos essa ligação, por mais careta que isso possa ser. Devemos obediência, respeito, carinho, atenção, cuidado, e admiração e, principalmente, amor às nossas mães (e pais também!).

Que nessa data pensemos em como estamos com nossas mães e façamos o máximo para dar a elas o que elas merecem, todo o nosso amor!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Introdução

A expressão TBS, Tiosão Batista Style, foi uma piada criada pelo grande amigo Thiago Brito, vulgo Bocão, para definir aquelas pessoas que se enquadram no antigo esteriótipo Batista: intelectual, conservador, puritano no pensamento e nos costumes e várias outras cosas do gênero. Segundo algumas pessoas (principalmente Henrique, o Tiosão-mór) eu me enquadro nesse perfil. O "Tiosãozinho" segundo eles.

Piadas a parte eu comecei a ver que esse perfil existe, e mais, vai contra toda a lógica da sociedade atual.

Nós vivemos em um mundo em que as idéias são supervalorizadas. Mas ao mesmo tempo são vitimas de preconceito. Vivemos em uma sociedade que nos incentiva a trabalhar o raciocínio, mas se pensarmos diferente do padrão desejado pela mesma somos altamente criticados.

Mais ainda, a moral tradicional está totalmente esquecida nos dias de hoje, a pornografia, a promiscuidade de vida, a boemia, a falta de reflexão e espiritualidade são ao mesmo tempo criados e mantidos por essa linha maligna de raciocínio imposta pela sociedade.

Ser um TBS é justamente ir contra tudo isso. É racionalizar de maneira totalmente subversiva segundo os padrões do mundo, manter a moral que anos e anos de humanidade provaram ser o melhor para nossa vida, é crer em Deus, no sacrifício de Cristo como única saída para a condenação; é ler a Bíblia procurando a verdade, não procurar interpretar tudo de modo a apoiar nossas idéias.

É ir a um show de metal com roupa colorida e de cabelo arrumado (é só uma piada headbangers); é esperar a pessoas certa quando todos a sua volta cultivam relacionamentos fúteis, carnais e, muitas vezes, de uma noite só.

É termos uma vida de profundidade em tudo, principalmente na vida com Deus.

Nesse blog pretendo trabalhar as idéias por trás da lógica TBS. Tanto a parte essencialmente Bíblica, quanto também a filosofia de pensamento moderno segundo o Espírito Santo (De uma forma e de outra Deus e suas verdades é quem deverão estar sempre no pedestal como o ideal e o padrão a ser buscado). Também tentarei postar aqui todos os estudos da EBI (Estudo Bíblico Itinerante) que eu conseguir. Espero que esse blog ajude a edificar suas vidas, e a minha também, de modo que o TBS conquiste vocês para uma vida de profundidade com Deus.

Deus seja louvado!