quinta-feira, 12 de junho de 2008

Evangelização

ESTUDO BÍBLICO DE SEXTA – FEIRA 29/02/2008



EVANGELIZAÇÃO




“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19, 20)



Por que evangelizar?


Evangelizar é pregar a mensagem da salvação àqueles que ainda não conhecem. Esse trabalho é vital para a mensagem de Cristo. Cristo, logo no começo de seu trabalho, escolheu pessoas para o ajudarem nesse trabalho:

“E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,” (Marcos 2: 13, 14)

Deus estava preparando os discípulos para, além de pregar, liderar a igreja. Mais tarde, na ocasião da ascensão de Jesus aos céus ele deu a ordem encontrada em Mateus 28: 19 e 20.
Logo vemos um primeiro motivo para a evangelização: Jesus mandou.
Mas você pode se perguntar: “E por quê?”. O texto a seguir nos ajuda a entender isso:

“Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” (Romanos 10: 13-15)


Nós devemos pregar para que as pessoas possam invocar a Cristo, se entregar a Ele. Sem a nossa pregação muitas pessoas jamais irão conhecer a Cristo.



Como devo fazer isso?


O evangelismo pode ter várias formas; você pode largar tudo e ir para um país longínquo pregar a palavra pra pessoas que não sabem nada sobre Deus; mas também pode pregar para o seus vizinhos, parentes e amigos.
Cada pessoa tem um chamado para cumprir, alguns serão chamados para irem para longe, a maioria deverá pregar no seu meio mesmo. Para todos, desde o porteiro do seu prédio até o seu melhor amigo. Essa é a nossa missão.
Mas para pregar a pessoa deve estar preparada para tanto. Para isso devemos cumprir com o nosso compromisso com Deus. Ser um convertido, alguém que deixou para trás aquilo que vivia no mundo e agora vive uma vida de retidão no caminho do SENHOR.


“Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,” (Filipenses 3: 17-20)


Se meditarmos aqui veremos que nem todo que se afirma cristão o é verdadeiramente. Logo, se não é um verdadeiro cristão, como poderá pregar? Como podemos pregar algo que não vivemos? Assim sendo devemos viver dignamente como sinceros filhos de Deus para alcançarmos o privilégio de pregarmos a palavra de Deus. E mais, esse deve ser o nosso viver; o pregar deve ser parte constante da nossa vida.



E quando a coisa aperta?


Muitas vezes, quando tentamos pregar, acabamos caindo em perseguição, ou ás vezes nem mesmo temos a coragem de o fazer, nos sentimos constrangidos, com vergonha de dividir a mensagem da salvação. Quando nos acharmos em situação assim devemos nos lembrar de Mateus 5: 11,12:

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”
(Mateus 5:11, 12)


Devemos ter em mente que por maior que pareça ser a dificuldade, a ameaça, e a tribulação, nosso Deus é maior e digno de receber o nosso sacrifício, se necessário. Mas Deus sabe que muitos têm dificuldade de pregar, e pra isso ele nos deu seus dons. Com dons queremos dizer, é bom frisar, aptidão, e não dons sobrenaturais. Alguns de nós foram feitos para evangelizar na música, ou na recepção de pessoas nas atividades da igreja, ou na organização dessas, orando, enfim, de várias formas.
Mas paralelo a esses caminhos temos um que todos devemos usar, o do testemunho, como já dito anteriormente. Viver de acordo com a vontade de Deus, além de nos dar autoridade para evangelizar, também é um meio de evangelismo.
Esse caminho de evangelismo não pode ser deixado; é vital que evangelizemos através de nossa vida. Sem vida não há testemunho.


Responsabilidade


Evangelizar é nossa responsabilidade. Quando não o fazemos podemos impedir que Deus não chegue a ela; quem sabe somente através de você o Espírito Santo tocasse aquela pessoa. Para evitarmos que isso aconteça devemos ter uma vida de evangelismo, para cumprirmos assim com a ordem dada por Cristo para nós.

Nenhum comentário: