quinta-feira, 5 de junho de 2008

EBI: 1º Estudo: Salvação

Esse é o roteiro de estudo do primeiro estudo da EBI. le não contém todos os dados necessários para a discução do tema, mas com certeza é uma boa base para quem não esteve nesse estudo e deseja se interar do que nós já vimos até agora.
No final tem-se um ponto a discutir, pode parecer algo básico mas na verdade esse ponto confunde muitos irmãos mais novos na fé, e também novos convertidos. Discutam na área de argumentos até que chegemos ao racocínio que entende-se ser o correto.
Terça feira da semana que vem irei postar o projeto da EBI, com tudo o que pensamos para ela e tudo que ela é.
A partir da semana que vem toda quarta feira teremos post, e talvez alguns a mais durante a semana. Não deixem de conferir!


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)


- O que é a salvação?:

A salvação é o meio de pagarmos por nossos pecados, sem termos que nos verter em sacrifício; assim como animais, como o bode, eram sacrificados pelos judeus para pagarem os seus pecados, colocando outro ser para ser punido no seu lugar, assim funciona agora, uma vez que é através do sacrifício de Jesus em nosso lugar que podemos ser salvos.
Assim podemos dizer que a salvação é Cristo, e a aceitação de seu sacrifício.



Texto:

Lucas 1: 68 - 79
68 Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,
69 E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.
70 Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;
71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;
72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,
73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,
74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,
75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;
77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;
78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;
79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.


- Por que devemos aceitar Cristo para sermos salvos? Qual a diferença de Cristo e os animais?


Hebreus 7

1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

Ler João 8: 21-30

Como o texto diz, para o perdão definitivo era necessário o sacrifício definitivo. No sacrifício comum era necessário que se usasse animais de extrema pureza, sem mancas, de cores puras, e novos, simbolizando assim a pureza e inocência que era necessária sacrificar para obter o perdão. Para o sacrifício definitivo algo de proporções muito maiores de pureza e inocência era necessário; o sacrifício deveria ser tão forte que só um ser como Jesus, que é Deus e filho d’Ele, seria suficiente. Só através da encarnação de Deus e do seu sacrifício essa salvação seria possível. Esse sacrifício seria tão poderoso que perdoaria todos os pecados dos que aceitassem o sacrifício de Cristo em seu lugar, e venceria todo o mal, até mesmo a morte.
Para que recebamos essa salvação precisamos então crer que só Cristo nos poderia redimir de nossas falhas, que o seu sacrifício e vitória sobre a morte foi concretizado para redimir nossas falhas, e testificar que aceitamos esse sacrifício com todo o nosso coração.
Essa é a salvação.


- Conseqüências da aceitação da mensagem da salvação:


Para aceitarmos a salvação se faz necessário que se aceite outras verdades. Dentre elas:
- Deus é o criador do universo, Deus dos Deuses, SENHOR dos senhores.
- A Bíblia é a palavra de Deus para os homens, e como tal não pode ser contestada.
- O cristão não pode ser como o mundano, portanto deve seguir os preceitos bíblicos que apontam qual deve ser o proceder daqueles que conhecem a verdade.

Assim sendo acaba-se formando dois grupos, o dos “convencidos” e o dos convertidos.



- O que são os convertidos? E os convencidos? Os dois grupos serão salvos?:

Os convertidos são aqueles que aceitam a mensagem da salvação e as outras verdades que a acompanham, assim mudam suas vidas de modo a viverem de acordo com os caminhos do SENHOR. Podemos dizer que aconteceu com essas pessoas o mesmo que aconteceu com o apóstolo Paulo.

Ler: Atos 9: 1- 19

Os convencidos, por sua vez, acreditam na mensagem da salvação, fazem pouco caso dela, e muitas vezes ou a esquecem, ou abdicam dela em favor de outras coisas, como aconteceu com o jovem rico.

Ler: Marcos 10: 17-31

Será que ambos poderão ser salvos? Pense a respeito e depois debateremos o tema.

Um comentário:

Raul Vitor disse...

Gabriel, concerta essa parte aqui oh:

"Os convertidos, por sua vez, acreditam na mensagem da salvação, fazem pouco caso dela, e muitas vezes ou a esquecem, ou abdicam dela em favor de outras coisas, como aconteceu com o jovem rico."

Acho que você confundiu, pelo seu raciocino, aqui deveria ser "convencidos" não é?

No mais o estudo esta muito bom, segue um encaminhamento lógico muito bem feito. Além de tudo, tem uma característica argumentativa que como é muito parecida com a minha desperta a identificação quase que automática. iuahiuahauha!