segunda-feira, 14 de março de 2011

O Crente e o Sofrimento

O sofrimento é uma das realidades da vida. Todos nós passamos por ele, sejamos pessoas boas ou más. Desde que o homem pecou o sofrimento é parte da realidade de toda a criação. O texto de Romanos 8 mostra como toda a criação geme de sofrimento, a espera da volta de Cristo.

O crente não é exceção a regra. Ele também passa por sofrimentos e angústias, ao contrário do que se é pregado em um grande número de igrejas nos dias de hoje. O crente também deve passar por lutas e provações, mas, para o crente, estas não são simplesmente lutas rotineiras ou conseqüência de erros, mas são também um meio de comunicação e ação de Deus.

“O sofrimento é o megafone de Deus”. Quantos já ouviram falar nesta famosa frase de C. S. Lewis? Essa é uma grande verdade. Nós seres humanos temos o péssimo hábito de não ouvirmos o que Deus diz, e de vez em quando ele precisa gritar para que prestemos atenção ao que ele diz. Mas as vezes o sofrimento transcende o gritar;  o sofrimento muitas vezes é a ferramenta de transformação de Deus.

Um pastor conhecido me apresentou uma metáfora muito interessante sobre o sofrimento. Ele comparou a nós, servos de Deus, a uma determinada porção de terra, e Deus ao agricultor que quer utilizar essa terra. Para isso ele precisaria arar a terra, mas não consegue por meios convencionais. Então o agricultor deixa que cresça uma erva daninha no terreno. Suas raízes vão penetrando muito mais fundo do que o arado conseguiria, e com muito mais facilidade. Quando o agricultor vê que chegou a hora ele arranca a erva de uma vez. Esse processo acaba levando parte da terra junto com a erva, mas abre espaço para que o agricultor faça o que quiser com a terra.

Deus muitas vezes age em nós dessa forma. Ele permite que algo cresça na nossa vida e alcance lugares onde não permitimos a voz d’Ele chegar, e quando menos esperamos, ele arranca. O sofrimento gerado é muito grande, e às vezes perdemos parte do nosso próprio ser, mas Deus consegue enfim alcançar o profundo de nosso ser e fazer sua obra. Vejamos um exemplo dessa ação de Deus na vida do crente no Salmo 13, escrito por Davi:

Salmos 13:
1 Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2 Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?
3 Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte;
4 para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado.
5 Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação.
6 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

Este é um salmo de Davi, escrito durante o período em que o Rei Saul o perseguiu. Davi era o melhor general do exército hebreu, e liderou várias vitórias dos hebreus contra seus inimigos. Saul deveria se orgulhar de Davi, mas ao invés disso sentiu medo da popularidade de Davi e resolveu persegui-lo e matá-lo.

Davi recebeu como pagamento por suas obras a perseguição de seu rei, a quem sempre fora fiel, e que ainda por cima era pai de sua esposa e de seu melhor amigo. Foi forçado a viver escondido, acompanhado somente pelos marginalizados e com dificuldade em obter alimento e abrigo. Ele estava no fundo do poço; Deus o permitira chegar ali.

E então, na hora em que muitos de nós iríamos desistir e se entregar ao sofrimento, Davi dobrou seus joelhos e clamou o auxílio de Deus. Ele proclamou sua dor e seu desespero com toda aquela situação, e entregou toda sua confiança em Deus. Para encerrar ele agradeceu, porque Deus estava fazendo muito bem a ele.

Muito bem! Ele estava sendo perseguido pelos seus amados, sem rumo, sem casa, sem comida e em companhia dos marginalizados, e ainda via que Deus estava fazendo muito bem a ele! Deus usou o sofrimento para trabalhar a vida de Davi. E Davi enfrentou seu sofrimento reconhecendo a sua pequenez e a magnitude de Deus, e se entregando a Ele.

Assim Deus pode se aproximar de Davi e trabalhar a vida dele. Davi sofreu muito, mas foi elevado muito acima de sua dor, sendo feito rei de Israel, chamado de homem segundo o coração de Deus e obteve a honra de ser antepassado de Cristo. Isso tudo porque ele soube ouvir a voz de Deus em meio a tanta dor, e assim foi moldado e abençoado por Ele.

Para sermos um vaso novo temos de ser quebrados. Aprendamos a ver o sofrimento como oportunidade. Não deixemos que nossas dores sejam vãs. Entreguemos nossos corações quebrantados a Deus no momento da dor, e ele cuidará de nós. Assim seremos trabalhados e moldados por Ele, e iremos poder desfrutar do melhor que Deus tem para nós.

Deus seja Louvado!

Um comentário:

Raul Vitor disse...

Excelente texto cara!
Vê se pega firme aqui agora!
Abraços!